Cursos de Curta Duração

Gestão e Análise do Fluxo de Caixa para Crédito de Pessoa Jurídica - Método Direto e Indireto

Compartilhe o conteúdo desta página:

Objetivo

Compreender a dinâmica da geração do fluxo de caixa em empresas com e sem balanços, no intuito de verificar se a empresa está tendo capacidade de gerar recursos para bancar seu capital de giro e financiar outros ativos, através do cálculo da NCG-Necessidade de Capital de Giro, sua variação e Geração de Recursos nos períodos.
Efetuar uma projeção do fluxo de caixa a partir do DRE-Demonstração do Resultado do Exercício (média dos 3 ou 5 últimos) de empresas com e sem balanços.
Diante das informações e interpretações dos fatos acima, os participantes terão condições de apresentar sugestões de melhoria do fluxo de caixa, bem como para decisões em crédito.

Programa

1

Noções de Ativo/Passivo/Demonstração de Resultados e Demonstração do Fluxo Caixa (Direto e Indireto)

2

Decisões econômicas de curto prazo: Conceito de capital de giro e sua aplicação/gestão

- Cálculo das Necessidades de capital de giro, sua variação e sua projeção; Geração interna de recursos: Empresas com e sem balanços;
- Exercícios de fixação.

3

Planejamento financeiro: Controle do fluxo de caixa, bem como seu direcionamento

4

Projeção do fluxo de caixa a partir da Demonstração de Resultados-DRE e empresas sem DRE

5

Exercícios de fixação

Metodologia

Online ou Presencial – Aulas expositivas, explicando a finalidade e a prática do fluxo de caixa e sua gestão para melhorar as condições financeiras das empresas. Cases serão realizados pelo instrutor com o acompanhamento dos participantes.

Competências Desenvolvidas

Ao final do programa o participante obterá uma gama de informações relevantes sobre os principais aspectos relacionados ao processo de fluxo de caixa, para melhorar o uso dos recursos da empresa e tomar decisões financeiras.

Pré-requisitos

Os participantes deverão ter conhecimentos de contabilidade.

Público Alvo

Gestores financeiros; sócios de empresas; gerentes bancários do segmento jurídico (de empresas com e sem balanços); analistas de crédito e consultores profissionais que necessitam saber se a empresa está gerando fluxo de caixa operacional, para sustentar seus pagamentos e investimentos.

Docentes

Luiz Carlos Mondini

Docente

Mestrado de Controladoria e Contabilidade Estratégica pelo Centro Universitário Álvares Penteado – FECAP. Atuou durante 38 anos em instituições financeiras de grande porte, há 30 anos atua na área de crédito, tanto de PF quanto de PJ, principalmente no Banco Itaú. Leciona há mais de 26 anos em pós graduações como na FECAP, Trevisan e Unip. Esporadicamente, está envolvido em trabalhos voluntários com doações de recursos, roupa, comida.

Mais informações: https://www.linkedin.com/in/luiz-carlos-mondini-2b79329a/

Antonio Massaharu Suenaga

Docente

Possui pós-graduação em Finanças pela PUC-SP e bacharel em Administração de Empresas pela FEA-USP. Profissional de mais de 41 anos, como executivo de crédito e cobrança, foi Diretor de Crédito no Unibanco e Superintedente de Crédito no Itaú. Já atuou como professor na pós-graduação na FECAP e Universidade São Judas. Atualmente atua como Mentor de Crédito e Cobrança em FINTECHs como Peak Invest e Dinie Crédito, além de ser instrutor em treinamentos de Análise, Decisão e Gestão de Crédito e Cobrança, na INFI-FEBRABAN, ABBC, SICOOB, SICREDI, etc.

Mais informações: https://www.linkedin.com/in/antonio-suenaga-aa347b23/

Carga Horária

12 horas

Mais Informações

O curso esta programado para os dias: 14, 16, 18 e 19/OUTUBRO/2021 - das 19:00 as 22:00hs.

POR DETERMINAÇÃO DA LEI 12.741/2012, INFORMAMOS O PERCENTUAL APROXIMADO DOS TRIBUTOS INCIDENTES: 12,6% SENDO:
ISS .............. MUNICIPAL......5%
COFINS ......... FEDERAL......7,6%

Carga Horária

12 horas

Receber aviso de nova turma

Informações para contato

Av. Brigadeiro Faria Lima, 4300 - 4º andar - Itaim Bibi - São Paulo, SP

Infi · Instituto FEBRABAN de Educação · Copyright © 2013 · Política de Privacidade | Todos os direitos reservados

formas de pagamento

Formas de pagamento aceitas pelo Infi
SSL